Notícias

Gaia lança novo empreendimento destinado a arrendamento acessível em Laborim

1 Julho 2025  | Fonte: Gaiurb

Gaia lança novo empreendimento destinado a arrendamento acessível em Laborim

O lançamento da primeira pedra foi assinalado no dia 26 de junho, numa cerimónia que juntou, no terreno, a Câmara Municipal, a Gaiurb e a empresa de responsável pela obra, a Casais.

"O que estamos a fazer hoje é manifestamente diferente do que foi feito no passado. Antes, as habitações foram feitas, e bem, para responder a um determinado desígnio. Hoje, o que estamos a fazer é qualificar a cidade, dar respostas que são não só de construção de habitação, mas que são também respostas para melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirmou António Miguel Castro, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, .

António Miguel Castro realçou, a propósito, outros mais desígnios que hoje integram as políticas municipais de habitação, designadamente a Estratégia Local de Habitação e o programa 1.º Direito: "O que queremos é construir em locais como este, com proximidade aos transportes públicos, às escolas, a supermercados, a tudo aquilo que nos rodeia, e não colocar pessoas acantonadas. Queremos construções que dão origem a comunidades felizes que, por sua vez, dão origem a cidades felizes".

"Ninguém mais vai voltar aos velhos modelos de bairro social. Aqui, temos uma zona que vai ser socialmente inclusiva e diversificada, temos tudo para construir uma cidade melhor e mais inclusiva", disse, por seu turno, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Eduardo Vítor Rodrigues defendeu, no que que concerne ao modelo adotado na implementação dos projetos no âmbito da sua estratégia local de habitação, a importância da ligação ao sector privado. "Seria muito importante que o poder político ouvisse as empresas e os empresários para nos livrarmos deste clima de preconceito que nos abala a todos, que nos retira margens de liberdade de pensamento e criatividade e que nos faz confluir a um standard que é o da burocracia, que nos emperra a todos, e que torna tudo mais caro", lamentou.

"Gaia é um exemplo de como se pode mobilizar a iniciativa privada", destacou António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, empresa responsável pela construção. "Sentimos confiança em todo o processo. Sentimos que era um desígnio e não uma mera bandeira política e que era, de facto, uma motivação entregar estas frações aos habitantes", acrescentou. Este empreendimento habitacional para arrendamento acessível é o primeiro projeto do Grupo Casais desenvolvido em parceria com um município.

Um empreendimento habitacional com 90 apartamentos de T1 a T3

A empreitada compreende a construção de dois edifícios com um total de 90 fogos de tipologias T1 a T3 e respetivos arranjos exteriores.

Trata-se de um projeto que contribui para um setor cada vez mais sustentável e representa um impacto social igualmente positivo - Well Built For Well Living. Ou seja, uma solução construtiva que oferece um equilíbrio entre a qualidade e a funcionalidade, com especial enfoque nos temas relacionados com a operação e a manutenção.

A solução construtiva adotada pela empresa assenta num sistema de produção de edifícios híbridos sustentáveis, com menos efeitos poluentes, assente na pré-fabricação modular e numa plataforma escalável, envolvendo todas as partes interessadas. A pré-fabricação envolve diversas soluções off-site que integram preocupações com a sustentabilidade ambiental, a saúde ocupacional dos futuros utilizadores e a eficiência energética.

Gaia reforça oferta de arrendamento a preços acessíveis

Em curso, numa fase já bastante adiantada, está também a construção em Pedroso de dois edifícios multifamiliares, também ao abrigo do Programa 1.° Direito, para um total de 60 habitações (tipologia T1, T2 e T3), num investimento a rondar os 12 milhões de euros.

A entrega das habitações decorrerá, previsivelmente, em Junho de 2026, no modelo de arrendamento acessível (cujos concursos serão abertos oportunamente pela Gaiurb, em moldes idênticos ao que tem acontecido).

Créditos da imagem: © Gaiurb