Notícias

Intervenção no Castelo de Gaia é candidata ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

1 Abril 2025  | Fonte: RE Portugal

Intervenção no Castelo de Gaia é candidata ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Reabilitação do Edifício Lavadouro/Balneários Comunitários no Castelo de Gaia | Vila Nova de Gaia

A requalificação do lavadouro e balneários públicos do Castelo de Gaia insere-se num plano mais amplo de intervenção urbana, promovido pela Câmara Municipal, que visa recuperar um dos núcleos históricos mais emblemáticos de Vila Nova de Gaia. A obra foi entregue à construtora Revivis - Reabilitação, Restauro e Construção, com o apoio e suporte da Unidade de Reabilitação | Divisão de Desenho Urbano da Gaiurb, EM.

Reabilitação do Espaço Público do Castelo de Gaia | Vila Nova de Gaia

A reabilitação do espaço público do Castelo de Gaia contemplou a substituição de infraestruturas de águas e eletricidade, a introdução de soluções de drenagem das águas pluviais, a eliminação de obstáculos à circulação pedonal, a introdução de pavimentos mais seguros e de nova iluminação, bem como a criação de zonas de estadia e contemplação da paisagem e de descompressão na malha urbana estreita e sinuosa. Uma intervenção promovida pelo Município, com o apoio da Unidade de Reabilitação e Divisão de Desenho Urbano da Gaiurb, EM.

Dotação de Ligações Mecânicas no Castelo de Gaia | Vila Nova de Gaia

A criação de ligações mecânicas no Castelo de Gaia, entre a cota baixa e a cota alta, foi promovida pelo Município de Vila Nova de Gaia, com o apoio da Gaiurb, EM. O objetivo é promover a mobilidade num território de topografia acidentada, permitindo não só melhorar o acesso da população residente aos transportes públicos e serviços localizados à cota alta, mas também reforçar a ligação entre o Castelo de Gaia e a cidade envolvente.

XIII edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a Secil se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil.