O projeto de "Dotação de Ligações Mecânicas no Castelo de Gaia" foi reconhecido com uma menção honrosa no âmbito da candidatura ao prémio "Cidades e Vilas que Caminham", na categoria ‘Medidas criativas de promoção do andar a pé’.
A distinção foi anunciada no III Congresso Anual das Cidades e Vilas que Caminham que debateu, nos dias 27 e 28 de março, na Fundação Manuel António da Mota, na cidade do Porto, a mobilidade sustentável e a qualificação do espaço público.
O prémio foi instituído nesta terceira edição do congresso e visa reconhecer e estimular autarquias membros da rede que desenvolvem espaços públicos que promovem a mobilidade a pé, especialmente na sua relação diária casa-trabalho-casa e casa-escola-casa.
Sob o tema "Mais e Melhor Espaço Público: A Tranquila Qualificação da Vida nas Cidades e Vilas", o evento reuniu especialistas, técnicos e decisores para debater modos de deslocação de forma ecológica, sem comprometer os recursos naturais, assim como a valorização dos espaços de uso comum, como praças, ruas e parques, de modo a promover a qualidade de vida da população.
O congresso foi marcado por dois dias de trabalho e partilha, com apresentações de boas práticas nacionais e internacionais, na promoção de espaços públicos inclusivos e sustentáveis.
